Carta MaisLisboa.org a José Sá Fernandes a propósito da Horta do Monte

Exmo. Senhor Vereador do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público

Dr. José Sá Fernandes,

Verificámos in loco, na manhã de hoje, que a Câmara Municipal de Lisboa e a sua Polícia Municipal intervieram na encosta localizada na intersecção da rua Damasceno Monteiro com a calçada do Monte, protagonizando a destruição da designada Horta do Monte Projecto Comunitário, utilizando para o efeito a força física sobre alguns dos elementos deste projecto. Como o Senhor Vereador saberá, este projecto é constituído por um grupo de cidadãos de Lisboa que se dedicam à Permacultura, bem como a outras actividades de índole artística e cultural, fomentando o sentido de comunidade entre eles e ainda entre esta Horta de Monte e os vizinhos circundantes. Também é verdade que este projecto mereceu o próprio reconhecimento camarário, através do programa BIP/ZIP, edição de 2013.

Repudiamos a forma prepotente, violenta e com recurso à força, que hoje destruiu aquele projecto. Fazer avançar as máquinas sobre a Horta do Monte, destruindo-a e convertendo a questão numa matéria de “facto consumado”, é mesmo acto de terrorismo social. As pessoas, os cidadãos de Lisboa, merecem-nos o maior respeito e estávamos convencidos do que o Senhor Vereador José Sá Fernandes seria da mesma opinião e consequente conduta. Hoje, Senhor Vereador José Sá Fernandes, desiludiu-nos!

Ainda assim, exortamos o Senhor Vereador a desenvolver os seus melhores esforços, no sentido de dialogar com os responsáveis da Horta do Monte, para que se encontre uma solução que enquadre ambos os projectos – a requalificação ambiental da encosta em causa, mas também a prossecução do projecto da Horta do Monte, afinal composto por cidadãos que utilizam aquele espaço para desenvolver actividades que fortalecem o sentido de comunidade local e de cidadania em Lisboa. Não é isso – a capacidade de iniciativa associativa e a vida comunitária – que todos dizemos defender?

Solicitamos ainda ao Senhor Vereador José Sá Fernandes que nos mantenha ao corrente das suas decisões nesta matéria, de forma a podermos – enquanto movimento político dos cidadãos de Lisboa – tomar as diligências que considerarmos mais apropriadas para a defesa do projecto Horta do Monte, que nos continua a merece o maior respeito.

Aceite os nossos melhores cumprimentos,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s