Combatendo a Praga do Graffiti Selvagem em Lisboa e a teoria dos “vidros partidos”

“Os investigadores da Universidade de Groningen tentaram ver se a bem conhecida teoria dos “vidros partidos” do policiamento funcionava de facto: o conceito de que, se a polícia atacasse a pequena criminalidade, como deitar lixo para o chão ou realizar atos de vandalismo, a desordem geral, incluindo a grande criminalidade, como os assaltos e os roubos, seria reduzida. (…) os resultados do estudo foram claros. As pessoas mostram-se mais dispostas a violar a lei e a prender ilegalmente as bicicletas em determinado local se virem outros a fazer o mesmo. Os autores do estudo sugerem que as suas provas confirmam, assim, a chamada teoria dos “vidros partidos”. Consequentemente, o estudo podia ser tomado como uma defesa de um modelo de policiamento assertivo em que a polícia age de forma rápida e robusta para lidar com a pequena criminalidade, desencorajando a grande criminalidade.”

Carne Ross, A Revolução Sem Líder

Em Lisboa, uma ação que poderia produzir efeitos a curto prazo e de forma bem mensuravel poderia ser o combate ao graffiti selvagem (ou “tags”): os tags infetam a cidade com a sua fealdade gritante, perante a passividade municipal, a inadequacao legal (apesar de um aumento recente das multas) e com severos efeitos para a imagem da cidade perante os turistas que visitam Lisboa e criando esse clima de inseguranca e de ambiente propício à pequena criminalidade que o estudo de Groningen cita.

Uma polícia municipal mais atuante. Um regulamento municipal severo, que complementasse a lei nacional recentemente reforçada e a criação de uma base de dados de tags (permitindo que a multa fosse multiplicada por cada tag identificado) poderiam ajudar a resolver este problema e a praga do graffiti selvagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s