Manifesto pela Sá da Costa: O www.MaisLisboa.org apoia:

“Eles fecham a Sá da Costa.

Nós fechamos os olhos?

Os lisboetas querem que esta livraria centenária permaneça aberta.
O fecho deste lugar leva com ele a memória de 100 anos de encontros que marcaram a história desta cidade e da nossa cultura, muito além da sua importância inquestionável no contexto editorial.

Uma livraria é sempre um catálogo de outros mundos possíveis e, perante a crise que o país enfrenta, precisamos destes “Museus de Alternativas”, precisamos mais do que nunca de nos juntarmos em lugares destes, onde se compilam e se disponibilizam outras narrativas, outras formas de pensar, histórias de heróis e de personagens que mudaram o rumo a tantas outras crises em tantos outros mundos – é isso uma livraria.
É isso que estamos a permitir que morra, ao consentirmos que a Livraria Sá da Costa, centenariamente situada no Chiado, se torne em mais um espaço descaracterizado e “franchisado” de alguma grande marca internacional.

O ano passado perdemos a Livraria Portugal e a Barateira, entre outras perdas lastimáveis por todo o país – por isso não podemos perder também a Sá da Costa. Em algum momento tem de se traçar um limite aos interesses imobiliários e de uns quantos investidores. Por uma vez, neste contexto gravoso de falta de perspectivas que atravessamos, os interesses culturais e humanos têm de falar mais alto que os interesses económicos. Mesmo que isto chegue ao ponto que deixe de haver dinheiro para livros – queremos as nossas livrarias!

Como primeiro passo compareçamos no dia de lançamento do “MANIFESTO CONTRA O DESASTROSO ENCERRAMENTO DAS LIVRARIAS DA CIDADE DE LISBOA NO CENTENÁRIO DA LIVRARIA SÁ DA COSTA”, este sábado, dia 20 de Julho, pelas 21h, na Livraria Sá da Costa.

Entretanto partilha a informação pelos teus contactos e mobiliza os teus amigos e familiares.
É importante que este momento se torne num movimento cidadão integrado, e que nos façamos ver e ouvir como tal.

Pela Sá da Costa e outras livrarias insubstituiveis:
Os Lisboetas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s