CausaLisboa: Acessibilidades no Miradouro “Adamastor”, em Santa Catarina

Estivemos recentemente no Miradouro “Adamastor”, em Santa Catarina, visitando com o grupo Lisboa (In)acessível esta obra, procurando confirmar algumas questões de acessibilidade que nos tinham sido reportadas.
Da nossa visita observámos que:

1. o material usado (mármore) pode ser problemático em condições de elevada pluviosidade potenciando a pequenos acidentes os quais, tendo em conta a profusão de esquinas de pedra aguçadas podem tornar-se graves…

2. aparentemente o objectivo de instalar estas dezenas de blocos de mármore (com um custo muito substancial…) teria como intenção criar bancos… mas esta opção criou barreiras de mobilidade dispensáveis.

3. existe já hoje uma profusão de garrafas e copos abandonados no local, o que prenuncia um problema que com o fim das obras do miradouro só tenderá a agravar-se, assim como os “tags” que já estão na estátua.

4. o pavimento junto ao termo do miradouro está desnivelado. Uma análise imediata parece fazer crer que se tratou de um erro de projeto, onde o piso foi concebido para uma dada cota, havendo um erros de alguns cm e uma “correção” apressada feita pelo construtor junto à barreira metálica do miradouro.

5. A barreira do miradouro tem uma altura segura? parece demasiado baixo, especialmente com aquele imprevisto “degrau”.

6. Nos telhados à frente, observam-se algumas antenas, que desfeam a vista do miradouro. Esta antenas (como muitas em Lisboa) estão desativadas. A CML poderia providenciar pela sua remoção juntos dos proprietários e condóminos, por forma a maximizar a rentabilidade desta intervenção.

(as fotografias são do grupo “Lisboa (in)acessível”: http://lisboainacessivel.wordpress.com/IMG_1920 IMG_1923 IMG_1928 IMG_1930 IMG_1933 IMG_1952

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s