Proposta MaisLisboa.org: Cabos Selvagens em Lisboa

Lisboa está contaminada por centenas de metros de cabos expostos de operadores de comunicações. As zonas históricas, e até as Avenidas Novas, têm os seus edifícios de Arte Nova, Modernistas ou dos séculos XVII e XVIII impiedosamente cobertos de cabos negros, em imensa desordem, na maior impunidade e sem qualquer respeito para com o património histórico ou para com a cidade. Portugal Telecom, Vodafone, Optimus e outros exibem lucros à custa desta impunidade e selvajaria no que toca a conservação das fachadas tornado-as visualmente desordenadas. A autarquia lisboeta, que devia ser vigilante e actuante em  defesa da cidade, nada faz e mantém um silêncio e uma passividade incompreensíveis.

A cidade precisa de uma abordagem para enfrentar esta “selva dos cabos”. Propomos assim uma estratégia que se desenvolva em torno de cinco eixos:
1. Todos os operadores de comunicações que instalem cablagens no exterior dos edifícios devem pagar uma taxa por metro de cabo à CML.
2. Cablagens sem utilização (por exemplo, por descontinuação de serviço) devem ser removidas pela mesma equipa que realiza o cancelamento do serviço ao cliente. Esta remoção será estimulada pela taxa sugerida em 1.
3. Os operadores – para receberem licença de operação em Lisboa – não poderão transferir para os seus clientes qualquer custo decorrente deste grupo de medidas.
4. Todos os cabos colocados no exterior das fachadas deverão ser enterrados e só na entrada dos edifícios é que poderão usar calhas técnicas da mesma cor da pintura do edifício.
5. Criar mecanismos que convidem os operadores à partilha de cablagens e calhas comuns (por exemplo, pela partilha de taxas municipais).

Estas medidas, juntamente com outras que proporemos brevemente, poderão contribuir para resolver este problema que desfeia a cidade de Lisboa e perante o qual nada tem sido feito por parte da autarquia.

www.MaisLisboa.org
www.facebook.com/MaisDemocraciaemLisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s