A Calçada Portuguesa em Lisboa (Debates MaisLisboa)

“A calçada de qualidade, com valor patrimonial, é feita com pedras cúbicas, devidamente facetadas e que encaixam como peças de puzzle” (Pedro Homem de Gouveia), acrescentando que “uma coisa bem diferente são as restantes pedras brancas que vemos encostadas umas às outras de forma mais irregular”. As diferenças na qualidade surgem, por vezes, em locais muito próximos, sendo a Avenida da Liberdade um exemplo disso: as placas centrais da rua têm trabalhos artesanais de calçada e as ruas junto à fachada já são revestidas de pedra de fraca qualidade”.
(…)
Paulo Ferrero, um dos impulsionadores da petição à Assembleia da República pela manutenção da calçada, considera que sem calçada, “a cidade fica com passeios iguais ao asfalto das estradas”. Para Paulo Ferrero, a solução não passa pela substituição do pavimento, mas sim pela sua manutenção. “A câmara não tira os carros dos passeios, os mupis são colocados sem cuidado e as obras que acontecem nos passeios não são controladas, o que leva a um arranque de pedra sistemático”, salientou. 
Algumas obras de substituição de calçada já terminaram e outras estão em curso. Exemplo disso é o Miradouro de Santa Catarina ou a Rua da Vitória, actualmente pavimentadas com pedra lisa de lioz, mas cujo projecto é anterior ao plano.”
(…)
“A calçada de calcário sem qualidade, bastante irregular, não proporciona o contraste que a câmara, por razões de segurança, tem de assegurar.” (…) “o arquitecto da autarquia aponta a generalização da calçada como o grande problema do pavimento lisboeta. “A calçada é um produto artesanal e, quando feito em grande escala e em pouco tempo, perde qualidade”, lembra dando como exemplo o Rossio, cuja pavimentação em calçada demorou um ano a ser realizado, prazos considerados impensáveis nos dias de hoje.”

Público de 5 de abril de 2014

Um contributo para o debate MaisLisboa.org sobre a Calçada Portuguesa do próximo dia 18 de junho, pelas 1830, no Centro Cultural da Madragoa:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s