Actualização sobre o estado do Baluarte de Santa Apolónia (Penha de França)

Hoje, o MaisLisboa.org (núcleo local da associação nacional MaisDemocracia) esteve em visita no Baluarte de Santa Apolónia (freguesia da Penha de França) verificando qual era a situação deste monumento da época da Guerra da Restauração. Recentemente, reportamos à CML a existência de desvios para hortas privadas ilegais de peças do Baluarte (ameias, guarita e pontos de fogo). Nesta nova visita, constátamos que, infelizmente, a situação entretanto se havia agravado: mais peças do Baluarte foram desviadas para estas hortas ilegais e, segundo moradores, há mesmo outras peças desviadas para uma habitação no número 13 da avenida dom Afonso III (com acesso directo a estas hortas ilegais) e habituada por cidadãos de nacionalidade estrangeira.
Esta situação de saque impune mão pode continuar. O abandono em que está esta estrutura defensiva do século XVII também não. Ação precisa-se. Enquanto ainda existe algo para recuperar.
Ter ainda em conta que a situação de degradação geral do espaço se mantêm.
Informação enviada à CML a 23 de agosto:
“Recentemente, em visita ao baluarte de Santa Apolónia (freguesia Penha de França) constatámos que vários elementos arquitectónicos do baluarte estavam dispersos, não tinham sido reunidos ao conjunto original, nem conservados (para futura recolocação) em armazém da autarquia. Pelo contrário, encontrámos vários elementos (como uma ameia) em hortas situadas junto ao baluarte.
O MaisLisboa repudia vivamente esta utilização – com aparente cumplicidade da empresa que terá renovado o espaço – de património histórico e cultural e espaços privados, assim como a falta de iniciativa em reintegrar estes elementos arquitectónicos dispersos ou mesmo de preservar contexto histórico e arqueológico onde foram encontrados. A renovação e limpeza do espaço onde se situa o baluarte era uma necessidade que vinha já desde longe, mas é chocante observar a falta de respeito pelo património que resulta da dispersão e aparente desvio de elementos arquitectónicos deste baluarte da Guerra da Restauração.
fotos em maislisboa.wordpress.com/2014/08/23/situacao-no-baluarte-de-santa-apolonia-penha-de-franca/
Assunto Habitação e Património”
A 18 de setembro (quase um mês depois!) sabíamos que o pedido tinha recebido o número “Pedido nº CML-256084-TJDB – Contacto do Municipe CRM:0326126” e que havia sido remetido para “o serviço responsável”.
A 23 de setembro, informaram-nos que a situação teria sido encaminhada para a “DSPC – Divisão de Salvaguarda do Património Cultural”, que teria a situação em mãos neste momento.
Enviado para CML, polícia municipal, secretária de Estado da Cultura e Junta da Freguesia da Penha de França.BaluarteSantaApolónia (1) BaluarteSantaApolónia (2) BaluarteSantaApolónia (3) BaluarteSantaApolónia (4) BaluarteSantaApolónia (5) BaluarteSantaApolónia (6) BaluarteSantaApolónia (7) BaluarteSantaApolónia (8)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s