Sobre o fim (?) do Cinema Londres e o seu decaimento numa “Loja dos 300”

20150308_124947 20150308_124955 20150308_125005 20150308_125007 20150308_125017

O MaisLisboa (núcleo local da associação cívica MaisDemocracia) protesta perante a aparente consagração da transformação do Cinema Londres numa “Loja dos 300” comprovada através das fotografias em anexo.

Não é claro como se acabaram por realizar estas obras para cuja legalidade e segurança pública alertámos a autarquia oportunamente: As obras de nivelamento com entulho, a destruição de obras de arte no interior, a existência de garagens ilegais sobre a cobertura do espaço comercial e, sobretudo, a perda de este importante equipamento cultural para a comunidade local ficam assim impunes.

Não fica claro se estas obras representam ou não uma venda do espaço por parte do Senhorio à sociedade chinesa, nem por quanto terá sido esta venda, se bem que o preço por metro quadrado da zona permita especular que tenha sido muito elevado. Fica assim a pergunta de como foi possível a um operador empresarial de pequena dimensão reunir tal quantia e qual foi o grau de apoio directo oferecido pelo governo de Pequim a todo este processo.

Com o fim do Cinema Londres e o seu decair até uma loja descaracterizada, sem utilidade económica relevante para o bairro e para a cidade, a cidade empobreceu um pouco mais e a CML deu – infelizmente – prova da sua incapacidade para defender o património cultural dos lisboetas e de todos os mais de 3 mil peticionários da:
http://www.gopetition.com/petitions/n%C3%A3o-queremos-uma-loja-dos-300-no-cinema-londres.html

Nota:
Os peticionários seriam mais tarde ouvidos pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura:
http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=12457 e pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Diligências que, agora, se revelaram inúteis.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s